Busca no site 
 NOTÍCIAS
 
Tragédia de Janaúba é abordada no Psicologia em Foco no rádio
 
Publicado em 10/10/2017

A tragédia ocorrida na última quinta-feira, 5/10, no município de Janaúba, vem mobilizando muitas pessoas que, em uma onda de solidariedade tentam ajudar as vítimas e familiares.

Para falar sobre esse sentimento que toma a população diante das tragédias, o Psicologia em Foco no rádio desta semana, em caráter especial na segunda-feira, 9/10, entrevistou Lilian Garate Castagnet. Ela é psicóloga, possui especialização em Psicologia Hospitalar pela PUC-MG/Hospital Municipal Odilon Behrens e também em 'Salud Mental en Emergencias, Catástrofes y Desastres' pela Pontificia Universidad Catolica de Chile. Integra a Comissão Psicologia de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

Segundo a psicóloga, o que leva as pessoas a serem solidárias é a empatia, se colocar no lugar do outro e pensar como seria se fosse consigo. "A solidariedade é parte do ser humano. Somos seres cooperativos. Mas temos que ter o cuidado de observar o que o outro realmente precisa e não o que achamos que ele necessita", explicou. "Em situações como esta, quem está próximo pode colaborar dando consolo e espaço para a dor, acolhendo e respeitando o tempo de cada um", completou.  

Clique aqui e ouça a entrevista completa.

O programa Psicologia em Foco é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência AM 880.

Nota informativa - O CRP-MG publicou, no dia 6/10, nota informativa à categoria sobre a situação na região a partir de reunião realizada com a equipe de saúde mental de Janaúba. Acesse a nota.