Busca no site 
 NOTÍCIAS
 
Programa de rádio do CRP-MG abordou a saúde da mulher
 

Publicado em 25/10/2017

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira (25) falou sobre prevenção ao câncer de mama. A entrevistada da semana foi Clícia Nascimento, psicóloga Clínica e integrante da equipe de Psicologia Hospitalar da Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei de Saúde.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais afeta as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. É responsável por 28% dos novos casos a cada ano. Um novo dado sobre diagnósticos da doença vem preocupando médicos e pesquisadores: a cada 10 mulheres diagnosticadas, 4 estão fora da idade considerada “de risco”, ou seja, tem menos de 50 anos.

Clícia Nascimento afirmou que muitas vezes, a mulher mais jovem é diagnosticada tardiamente, diminuindo as chances de cura. Ela explicou que a Psicologia tem um papel fundamental de acolhimento e auxílio às mulheres no enfrentamento do câncer, e que é importante enxergar a paciente além da doença, para que ela consiga compreender melhor o sentido da vida. “A Psicologia possibilita uma escuta acolhedora à mulher que sofre, dando espaço para que ela fale mais de suas experiências e ressignifique a própria existência, de modo a minimizar a angústia causada pela doença. ”

Para ouvir a entrevista completa, clique aqui.

O Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência AM 880 e vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30.